alg_1982_team

Argélia: a Raposa do Deserto

Até 2013, a principal conquista da Seleção Argelina de Futebol é o título da Copa das Nações Africanas de 1990, em cima da Nigéria. Na competição continental ainda tem o vice-campeonato de 1980, quando perdeu a final para os nigerianos, e dois terceiros lugares (1984 e 1988) conquistados sobre Egito e Marrocos, respectivamente.

alg_1982_team2

Vitória histórica da Argélia em cima da Alemanha Ocidental por 2×1 no Mundial de 1982.

Em âmbito internacional, a Argélia teve seu ápice no futebol na década de 1980, quando se classificou para os mundiais de 1982 e 1986. Após longo período de ausência em Copas do Mundo, os argelinos classificaram-se novamente à edição de 2010. Em todas as ocasiões, os africanos foram eliminados ainda na primeira fase. A Argélia é uma das seleções classsificadas para a Copa de 2014.

Em 1982, os argelinos obtiveram bons resultados na fase inicial. Com duas vitórias (Alemanha Ocidental e Chile) em três jogos, as “raposas do deserto” só foram eliminadas na fase de grupos pelo critério de desempate. Caso se classificasse, se tornaria a primeira seleção africana a avançar às oitavas-de-final de uma Copa do Mundo.

alg_2014_team01

Argélia 4×2 Coreia do Sul em 2014 – fase de grupos: primeira vez que uma seleção africana marca 4 gols em partidas de Mundiais.

Enquanto o branco predomina no “Home Kit” argelino, o verde é a cor principal no uniforme reserva. Tradicionalmente, o vermelho também pode ser observado nos seus kits. As cores são uma alusão à bandeira nacional.

Texto: Gabriel Godoy

Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também:

  • Group F Japan v Brazil - World Cup 2006

    TEXTOS ANTIGOS DE UMA VELHA COPA

    Muitas vezes nos deparamos com textos, fotos ou objetos antigos que estavam esquecidos em nossa memória, mas tiveram um papel importante em nossas vidas.

  • velho cronista destacada

    A seleção que ninguém mais vê

    Nenhuma dessas metamorfoses melancólicas pela qual o nosso futebol passa imprime mais pavor do que o tristíssimo e irrevogável abandono da Seleção Brasileira.

  • _capas-posts 3

    Top 5 Curiosidades das Copas: 1962, 66 e 70

    Top 5 Curiosidades das Copas! Terremoto coloca o Chile em xeque. Um basta à naturalização. Garrincha e o drible no tribunal. A Copa na TV, mas com dois dias de atraso.