Argélia: a Raposa do Deserto

Até 2013, a principal conquista da Seleção Argelina de Futebol é o título da Copa das Nações Africanas de 1990, em cima da Nigéria. Na competição continental ainda tem o vice-campeonato de 1980, quando perdeu a final para os nigerianos, e dois terceiros lugares (1984 e 1988) conquistados sobre Egito e Marrocos, respectivamente.

alg_1982_team2

Vitória histórica da Argélia em cima da Alemanha Ocidental por 2×1 no Mundial de 1982.

Em âmbito internacional, a Argélia teve seu ápice no futebol na década de 1980, quando se classificou para os mundiais de 1982 e 1986. Após longo período de ausência em Copas do Mundo, os argelinos classificaram-se novamente à edição de 2010. Em todas as ocasiões, os africanos foram eliminados ainda na primeira fase. A Argélia é uma das seleções classsificadas para a Copa de 2014.

Em 1982, os argelinos obtiveram bons resultados na fase inicial. Com duas vitórias (Alemanha Ocidental e Chile) em três jogos, as “raposas do deserto” só foram eliminadas na fase de grupos pelo critério de desempate. Caso se classificasse, se tornaria a primeira seleção africana a avançar às oitavas-de-final de uma Copa do Mundo.

alg_2014_team01

Argélia 4×2 Coreia do Sul em 2014 – fase de grupos: primeira vez que uma seleção africana marca 4 gols em partidas de Mundiais.

Enquanto o branco predomina no “Home Kit” argelino, o verde é a cor principal no uniforme reserva. Tradicionalmente, o vermelho também pode ser observado nos seus kits. As cores são uma alusão à bandeira nacional.

Texto: Gabriel Godoy

Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: