Diego Maradona

La selección de Argentina

A Argentina é uma das mais vitoriosas seleções de futebol, sagrando-se campeã das Copas do Mundo de 1978 (na Argentina – América do Sul, contra a Holanda) e 1986 (no México – América do Norte, contra a Alemanha Ocidental). Dessa maneira, é junto com o Brasil, a única seleção a ter vencido o Mundial em dois ou mais continentes.

Até 2013, além do bicampeonato em Copas do Mundo, a Argentina conquistou 14 Copas Américas, a Copa das Confederações de 1992 contra a Arábia Saudita e duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008, respectivamente contra Paraguai e Nigéria. Dessa maneira, as seleções argentinas e francesas são as únicas a conquistarem a quádruple coroa, que consiste em Copa do Mundo, Copa das Confederações, Jogos Olímpicos e Copa América (no caso da França, a Eurocopa).

Diego Armando Maradona é considerado o maior ídolo da seleção e para muitos, o melhor jogador de futebol de todos os tempos. Disputou quatro Copas do Mundo (1982-1994) e foi eleito o craque do Mundial de 1986, quando a Argentina sagrou-se bicampeã, com direito ao “Gol do Século” quando passou por toda a zaga adversária e ao polêmico gol de mão (“La Mano de Dios” – como ele mesmo intitulou), ambos nas quartas-de-final contra a Inglaterra. Outros ídolos que marcaram história na seleção argentina foram Daniel Passarella, capitão na primeira conquista, e Gabriel Batistuta, com 10 gols em mundiais, o maior artilheiro da seleção sul-americana na competição. Atualmente, a grande esperança de títulos está nos pés de Lionel Messi, considerado pela FIFA, o melhor jogador do mundo em 2009, 2010 e 2011 e 2012.

Holland v Argentina Gabriel Batistuta

Gabriel Batistuta – maior artilheiro da Argentina com 56 gols em 78 partidas.

Olympics Day -1 - Football

Lionel Messi – craque da Argentina, sombra para Maradona.

O uniforme da seleção argentina faz alusão à bandeira nacional, com faixas nas cores azul celeste e branco, porém na vertical. O escudo da AFA (Associação de Futebol da Argentina) fica localizado ao lado esquerdo do peito. Geralmente, short preto e meiões brancos com listras azuis completam o “Home Kit”. As variações costumam aparecer principalmente na disposição das faixas. Já o uniforme reserva adotou o azul escuro e às vezes, surgem faixas em tom azul celeste.

Texto: Gabriel Godoy.

 

Animação stop motion “El Gol del siglo”:

Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também:

  • calendario brasileiro do futebol

    NOVO CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO

    Relacionar o patrocinador ao clube de uma forma inteligente e que faça sentido para o torcedor possibilitará a manutenção desse ecosistema, sustentado por um calendário que se preocupe com a sua principal força de trabalho.

  • Group F Japan v Brazil - World Cup 2006

    TEXTOS ANTIGOS DE UMA VELHA COPA

    Muitas vezes nos deparamos com textos, fotos ou objetos antigos que estavam esquecidos em nossa memória, mas tiveram um papel importante em nossas vidas.

  • Nigeria fan

    Nigéria: as “Superáguias

    Nigéria: memória de um futebol habilidoso e irreverente.