La selección de Argentina

A Argentina é uma das mais vitoriosas seleções de futebol, sagrando-se campeã das Copas do Mundo de 1978 (na Argentina – América do Sul, contra a Holanda) e 1986 (no México – América do Norte, contra a Alemanha Ocidental). Dessa maneira, é junto com o Brasil, a única seleção a ter vencido o Mundial em dois ou mais continentes.

Até 2013, além do bicampeonato em Copas do Mundo, a Argentina conquistou 14 Copas Américas, a Copa das Confederações de 1992 contra a Arábia Saudita e duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008, respectivamente contra Paraguai e Nigéria. Dessa maneira, as seleções argentinas e francesas são as únicas a conquistarem a quádruple coroa, que consiste em Copa do Mundo, Copa das Confederações, Jogos Olímpicos e Copa América (no caso da França, a Eurocopa).

Diego Armando Maradona é considerado o maior ídolo da seleção e para muitos, o melhor jogador de futebol de todos os tempos. Disputou quatro Copas do Mundo (19821994) e foi eleito o craque do Mundial de 1986, quando a Argentina sagrou-se bicampeã, com direito ao “Gol do Século” quando passou por toda a zaga adversária e ao polêmico gol de mão (“La Mano de Dios” – como ele mesmo intitulou), ambos nas quartas-de-final contra a Inglaterra. Outros ídolos que marcaram história na seleção argentina foram Daniel Passarella, capitão na primeira conquista, e Gabriel Batistuta, com 10 gols em mundiais, o maior artilheiro da seleção sul-americana na competição. Atualmente, a grande esperança de títulos está nos pés de Lionel Messi, considerado pela FIFA, o melhor jogador do mundo em 2009, 2010 e 2011 e 2012.

Holland v Argentina Gabriel Batistuta

Gabriel Batistuta – maior artilheiro da Argentina com 56 gols em 78 partidas.

Olympics Day -1 - Football

Lionel Messi – craque da Argentina, sombra para Maradona.

O uniforme da seleção argentina faz alusão à bandeira nacional, com faixas nas cores azul celeste e branco, porém na vertical. O escudo da AFA (Associação de Futebol da Argentina) fica localizado ao lado esquerdo do peito. Geralmente, short preto e meiões brancos com listras azuis completam o “Home Kit”. As variações costumam aparecer principalmente na disposição das faixas. Já o uniforme reserva adotou o azul escuro e às vezes, surgem faixas em tom azul celeste.

Texto: Gabriel Godoy.

 

Animação stop motion “El Gol del siglo”:

Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: