Colômbia: futebol forte e habilidoso

O período que compreende o início dos anos 90 e o início dos anos 2000, marca a era de ouro da Seleção Colombiana de Futebol. Nessa época, a Colômbia formou grandes times, tendo se classificado para as Copas do Mundo de 1990, 1994 e 1998. Em 1996, “Los Cafeteros” figuraram na 4ª colocação do Ranking FIFA, façanha que se repetiu em 2002 e 2013 – o que lhe rendeu a posição de cabeça de chave no Mundial de 2014.

Mas até 2013, a grande conquista do futebol colombiano, foi alcançada em 2001. O país foi sede da Copa América e sagrou-se campeão continental pela primeira e única vez ao vencer o México por 1×0, na final. Foram seis partidas, 100% de aproveitamento, 11 gols marcados e nenhum sofrido. A campanha ainda foi coroada com a artilharia da competição: Víctor Hugo Aristizábal, com seis gols.

COLOMBIA V ROMANIA

Copa do Mundo dos EUA – 1994: Colômbia 1×3 Romênia.

Dois anos antes, a Colômbia já havia surpreendido os sul-americanos. Pela fase de grupos da Copa América de 1999, a seleção colombiana goleou a Argentina por 3×0, num jogo que ficou marcado pelos três pênaltis perdidos pelo atacante adversário Martín Palermo, recorde negativo em uma partida internacional. Outra registro histórico foi a goleada da Colômbia por 5×0 contra a Argentina em 1993. Foi a primeira derrota da Alvi Celeste em casa em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A vitória selou a participação dos colombianos, enquanto os adversários tiveram que passar por uma repescagem para garantir uma das vagas para o Mundial.

Dentre os vários ídolos do futebol colombiano, Carlos Valderrama, “El Pibe”, é o grande destaque. O armador – conhecido não apenas pela habilidade com a bola nos pés, mas também pela sua vasta cabeleira loira – disputou 111 partidas com a seleção nacional, marcou 11 gols e atuou em três Copas do Mundo. Às vésperas do Mundial de 1998, especulou-se que o jogador não poderia participar, pois segundo o governo francês, o craque devia cerca de US$ 110 mil em impostos não pagos da época em que atuou no Montpellier. A Federação Colombiana de Futebol, temerosa de perder sua principal estrela, arcou com as dívidas para que Valderrama pudesse jogar a competição.

United States v Colombia

Uniforme principal colombiano. O amarelo só foi destaque a partir dos anos 90.

Atualmente, a seleção colombiana costuma mandar seus jogos com camisa amarela, short azul e meião vermelho, em referência à disposição das cores na bandeira nacional. No entanto, até meados da década de 80, a camisa titular variou entre azul, laranja e vermelho. A identificação com a camisa amarela foi criada apenas no início dos anos 90.

Texto Gabriel Godoy.

Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: