Fans And Features - Day 13 - FIFA World Cup 2006

Holanda: a Laranja Mecânica.

A Seleção Holandesa de Futebol é sem dúvida uma das grandes injustiçadas quando o assunto é Copa do Mundo. Apesar de ter montado grandes esquadrões nunca saiu vitoriosa de um Mundial. Até 2013, seu título de maior expressão é a Eurocopa de 1988, quando venceu a União Soviética por 2×0, na grande final. Nomes como Rijkaard, Koeman, Van Basten e Gullit faziam parte da equipe treinada pelo técnico Rinus Michels, que anos antes já havia treinado a Holanda, em um dos times mais encantadores que o futebol já viu.

Durante a Copa do Mundo de 1974, os holandeses inventaram o “Futebol Total”, onde os jogadores se revezavam nas posições dentro de campo. Liderada por Johan Cruyff, a Holanda chegava ao gol do adversário com toques de bola rápidos e precisos. A equipe que ficou conhecida como “Carrossel Holandês” e “Laranja Mecânica” pela dinâmica dos seus jogos, perdeu na final para a Alemanha Ocidental. A base foi mantida e quatro anos mais tarde, os holandeses voltariam a perder na decisão do Mundial, dessa vez para a anfitriã Argentina. Em 2010, após 0×0 no tempo normal, a Holanda novamente saiu derrotada na final, dessa vez na prorrogação. O algoz foi a Espanha. Apesar de nunca ter vencido a Copa do Mundo, em 2011, a Holanda figurou na primeira colocação do Ranking da FIFA.

Netherland v USA - International Friendly

Março de 2010. Amistoso preparatório para o Mundial: Holanda vs EUA em Amsterdã

Surgida em agosto de 1900, as primeiras participações da seleção holandesa em Copas do Mundo foram em 1934 e 1938, com o uniforme azul. Após longa ausência, os holandeses voltaram nos anos 70, já trajados com o uniforme laranja. A escolha pela nova cor é em menção ao brasão de armas da Casa de Orange-Nassau, que governava o país. O símbolo do leão estampado na camisa, adotado em 1907, também é referente à insígnia da família real.

Netherlands v England - UEFA U21 Championship Semi Final

Holanda: o laranja em harmonia com as cores da bandeira.

Texto: Gabriel Godoy.

Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também:

  • chamada-posters

    Rebranding WorldCup Posters: 1930 – 2018

    Apresentamos o Projeto Rebranding WorldCup Posters: 1930 - 2018. Agora com toda a revitalização visual dos cartazes oficiais das Copas do Mundo comentada! Saiba os detalhes gráficos e conceituais por trás de cada poster.

  • Group F Japan v Brazil - World Cup 2006

    TEXTOS ANTIGOS DE UMA VELHA COPA

    Muitas vezes nos deparamos com textos, fotos ou objetos antigos que estavam esquecidos em nossa memória, mas tiveram um papel importante em nossas vidas.

  • _capas-posts-1930-34-38

    Top 5 Curiosidades das Copas: 1950, 54 e 58

    Top 5 Curiosidades das Copas. Uma pátria sem chuteiras! A 1ª Copa ao vivo pela TV. O Brasil finalmente é campeão! O mundo conheceria Pelé e Bellini, o capitão do Brasil, eternizaria um gesto.