De Inglaterra a English Team

Em 30 de novembro de 1872, Inglaterra e Escócia realizaram a primeira partida oficial entre seleções da história do futebol. O jogo aconteceu em território escocês e terminou empatado em 0x0. Em 1883, Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte (ou Irlanda, antes de sua repartição), começaram a disputa da Home Championship, uma espécie de ‘Copa do Reino Unido’. O torneio tinha periodicidade anual e foi disputado até 1984, sendo que o English Team sagrou-se campeão em 54 oportunidades (20 delas dividindo o título).

No entanto, até 2013, o sucesso na competição “caseira” não se repetiu no âmbito continental e mundial. Na Eurocopa, as melhores colocações da Inglaterra foram em 1968 e 1996, quando ficou em 3º lugar. Em Copas do Mundo, a Inglaterra, desde sua estreia em 1950, chegou apenas uma vez à final, justamente em 1966, quando sediou a competição. A decisão foi realizada no Estádio de Wembley, um dos palcos mais tradicionais do futebol e após vencer a Alemanha Ocidental por 4×2, o capitão e ídolo inglês Booby Moore levantou a Taça Jules Rimet. Além da Copa do Mundo, outras conquistas de destaque foram o tricampeonato olímpico (1900, contra França e 1908 e 1912, contra a Dinamarca), porém representando a Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales). Contudo, as equipes eram formadas, em sua maioria, por jogadores ingleses.

Wayne Rooney Launches Biography In Manchester

Rooney com apenas 20 anos e sua polêmica biografia lançada em 2006.

 

Apesar do jejum de títulos, a Inglaterra é considerada uma das grandes forças do futebol mundial. Jogadores como Stanley Matthews, Bobby Charlton, Bobby Moore, David Beckham, Wayne Rooney, Frank Lampard e Steven Gerrard já desfilaram suas performances nos principais estádios do mundo. A bandeira nacional é a inspiração dos uniformes da Inglaterra, geralmente camisa branca com detalhes vermelhos. A camisa vermelha costuma ser a de número 2, porém em algumas oportunidades, a seleção inglesa atua com a camisa azul, em alusão à bandeira do Reino Unido (Grã-Bretanha + Irlanda do Norte), a qual pertence.

Texto: Gabriel Godoy.

Poland v England - FIFA 2014 World Cup Qualifier

Uniforme azul da seleção inglesa – temporada 2011-12

 

Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: