MAPA INTERATIVO: ORIGEM DOS 32 CLUBES DA LIBERTADORES 2017

Introdução

“A identidade da América Latina se construiu através da miscigenação. A história milenar dos povos pré-colombianos foi ignorada pelos conquistadores, mas é a essência do continente. Misturou-se com a vida dos criollos, menosprezados pelos europeus, e também dos escravos que trabalhavam nas colônias. Já a partir do Século XIX, com o estouro das independências, a região se enriqueceu ainda mais culturalmente com as ondas de imigração. E tamanha diversidade se reflete também no esporte. Afinal, poucos segmentos expõem tanto os traços de uma sociedade como o futebol. Como a Libertadores ajuda a retratar.

Dá para aprender um bocado sobre o passado da América Latina através do torneio. A fundação dos 32 participantes ajuda a reconstruir o início do Século XX no continente. Vários deles surgiram pelas mãos de estudantes, sob influência britânica. Outros, impulsionados por imigrantes. Também existem aqueles que uniram operários, assim como alguns atrelados a grandes empresas estatais ou privadas. Sem contar os times que, por si, queriam valorizar a própria cultura sul-americana.

Juntos, narram como o futebol se estabeleceu nas Américas, principalmente pelos pés de jovens e viajantes, dentro de um contexto socioeconômico mais amplo.” (Texto de Leandro Stein, site Trivela).

Copa Libertadores 2017

Abaixo o Mapa Interativo com a origem dos 32 clubes participantes da Copa Libertadores da América 2017. Basta clicar no escudo do clube que você desejar e conferir sua história, dados geográficos, localização, etc.

Para saber mais sobre a Libertadores, sua história, todos os campeões desde 1960, títulos por clubes, por país e muito mais, clique AQUI.

creative commons

Categorias: CampeonatosPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: