Rivalidade entre Brasil x Argentina na decisão da Libertadores 2019

A final da Copa Libertadores 2019 será o duelo Brasil x Argentina! A maior rivalidade das Américas vai acontecer em mais uma decisão do torneio Sul-Americano. Esse duelo já ocorreu em 13 finais, com 5 vitórias brasileiras e 8 argentinas. A última edição foi em 2017 com a conquista do Grêmio sobre o Lanús.

O confronto entre os dois países já está definido, uma vez que a semifinal da Libertadores 2019 vai colocar frente a frente Boca Juniors x River Plate e Flamengo x Grêmio. Os jogos de ida acontecem nos dias 1º e 2 de outubro. Os jogos de volta serão em 22 e 23 de outubro. Os vencedores fazem a final única em Santiago no Chile, dia 23 de novembro.

Dos quatro semifinalistas, três estiveram nesta fase em 2018: River Plate, Boca Juniors e Grêmio. Entretanto, a semifinal da temporada passada também reuniu brasileiros e argentinos. Esse ano, o Flamengo entra como novidade substituindo o Palmeiras, semifinalista em 2018. A equipe carioca não disputa essa fase da Libertadores desde de 1984.

Os duelos prometem muito. São quatro clubes tradicionais do futebol sul-americano, camisas pesadas com muita história para contar e 14 títulos de Libertadores. Do lado brasileiro um confronto de muita história e do lado argentino, o “Superclásico” reedita a decisão de 2018. Uma rivalidade que passou dos limites no ano passado e manchou o futebol argentino e sul-americano, quando, no segundo jogo da final em pleno Monumental de Nuñez, torcedores do River Plate apedrejaram o ônibus com a delegação do Boca Juniors, que teve jogadores feridos por estilhaços, fazendo com que o jogo fosse suspenso e transferido para o Santiago Bernabéu, do Real Madrid.

A final clássica entre Brasil x Argentina está garantida. Quem vai vencer? Já escolheu para quem torcer? Então aproveite e entre de vez nessa disputa. Faça um cadastro no Betfair e receba lances grátis para tentar a sorte nesse confronto que promete ser incrível.

A história da rivalidade

A rivalidade entre Brasil e Argentina é histórica. Desde os tempos de colonização as duas nações já brigavam para ver quem é a melhor. A Guerra da Cisplatina é um grande exemplo disso. Foi quando os argentinos tentaram combater os brasileiros que queriam dominar a região do Rio da Prata.

2 superclasico boca river
(“Superclásico” Boca x River: uma das maiores rivalidades do futebol mundial)

A rivalidade ganhou terreno no futebol, desde 1914, quando as duas seleções disputaram o primeiro jogo, que terminou com vitória argentina por 3 a 0. A partir daí a disputa só cresceu nos gramados pelo mundo com boa vantagem brasileira. Mas até na apuração do número de vitórias, a rivalidade é acirrada e os números divergem. Pela contagem da CBF, as duas seleções se enfrentaram 102 vezes, com 43 vitórias do Brasil contra 38 da Argentina e 26 empates. Na contagem da AFA, foram 100 partidas com 39 vitórias brasileiras contra 38 Hermanos, com 26 empates.

Mas isso não se restringe às seleções. Entre os clubes, a rivalidade aumenta a cada ano. Para começar, a provocação já começa com o número de títulos da Libertadores. Os argentinos já foram campeões em 25 oportunidades contra 18 conquistas brasileiras. O Independiente é o maior campeão do torneio sul-americano com 7 títulos em sete finais! O Boca Juniors vem em segundo com seis e o River Plate tem quatro. Entre os brasileiros, o Grêmio abre a turma dos tricampeões ao lado do Santos e São Paulo. Semifinalista de 2019, o Flamengo só conquistou uma Libertadores em 1981.

Grêmio x Flamengo, 1984

Grêmio x Flamengo já se enfrentaram em uma semifinal de Copa Libertadores. Isso aconteceu em 1984, quando a competição tinha uma forma de disputa diferente. Atual campeão, o Tricolor Gaúcho encontrou o Rubro-Negro nas semifinais. No primeiro jogo, em Porto Alegre, os gaúchos golearam o rival por 5 a 1. No segundo confronto, no Maracanã, o Mengão venceu por 3 a 1 e empatou a série com uma vitória de cada lado. Resultados iguais, terceiro jogo confirmado em São Paulo. O empate em 0 a 0 na partida garantiu a classificação gremista para a decisão, que avançou pelo saldo de gols.

3 fla x gre

(1984, Maracanã: Flamengo 3×1 Grêmio. Foto de Sebastião Marinho)

Favoritismo do Flamengo, tradição do Grêmio

Para o confronto de 2019 o favoritismo está do lado Rubro-Negro. O Flamengo montou um elenco cheio de estrelas e contratou um treinador com experiência de Liga dos Campeões, o português Jorge Jesus. Além disso, o time carioca vive seu melhor momento do ano com a liderança do Brasileirão e com grandes chances de disputar uma final de Libertadores.

Porém, do outro lado encontra-se o Grêmio. Time copeiro acostumado a esse tipo de competição, especialidade do técnico Renato Gaúcho, que desde 2016 já conquistou títulos importantes nessa fórmula de disputa, como a Copa do Brasil de 2016, a Libertadores de 2017 e a Recopa Sul-Americana de 2018. Além disso, o treinador conta com um dos principais atacantes em atividade do país, o Everton Cebolinha! Quem serão os finalistas?

Categorias: CampeonatosPágina inicial

Agência eMarket

Somos especializados em mkt digital para auxiliar empresas a prospectar, manter e rentabilizar clientes e negócios.

Veja todos os posts de

Veja também: