A seleção da Croácia

A Seleção Croata de Futebol é reconhecida pela FIFA como sucessora da seleção da Banovina de Croácia e dos Estados Independentes da Croácia, que disputaram 16 amistosos entre os anos de 1940 e 1944. No período que se estende de 1945 a 1990, os jogadores croatas defenderam a seleção da Iugoslávia, sucedida pela Seleção Sérvia de Futebol, que herdou todos os seus resultados. No entanto, desde a separação do antigo país, a Croácia, filiada à FIFA em 1992, foi quem se despontou como uma das seleções mais fortes do continente europeu.

A seleção croata esteve representada pela primeira vez em uma competição oficial nas Eliminatórias da Euro 1996, conseguindo uma das 16 vagas. No torneio europeu, a Croácia avançou às quartas-de-final, sendo eliminada pela Alemanha, que se tornaria a campeã daquele ano. Mas a razoável campanha (duas vitórias e duas derrotas) liderada por Davor Šuker, foi uma espécie de prenúncio do que estava por vir. A Croácia não apenas se classificou para o Mundial de 1998, como surpreendeu a todos ao vencer a Alemanha nas quartas-de-final e a Holanda na disputa pelo 3º lugar. Para coroar sua estreia em Copas do Mundo, o atacante Davor Šuker se tornou o artilheiro isolado da competição, com seis gols. De 1998 em diante, a Croácia só ficou de fora da Euro 2000 e do Mundial de 2010. É uma das seleções classificadas para a Copa de 2014.

CROATIA NATIONAL TEAM

Uniforme xardez. Marca registrada da seleção croata.

Uma marca registrada da seleção croata é seu uniforme xadrez vermelho e branco, em menção ao Brasão de Armas do país, bem como detalhes azuis, em referência às três cores da bandeira nacional.

Texto: Gabriel Godoy.

Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: