Ronaldo e sua seleção portuguesa

A Seleção Portuguesa de Futebol, atualmente, é uma das mais respeitadas seleções do mundo, mesmo sem nunca ter conquistado um título de expressão. Em 1966, os lusitanos estrearam em Copas do Mundo e liderados por Eusébio, artilheiro da Copa na Inglaterra com nove gols, avançaram até as semifinais quando foram derrotados pela anfitriã e futura campeã. Porém, o 3º lugar conquistado após vitória sobre a União Soviética ainda é a sua melhor colocação em mundiais.

Brazil v Portugal

Setembro de 2013: amistoso entre Brasil e Portugual. Homenagem a Eusébio: camisa autografa pelos jogadores brasileiros entregue por Pelé.

Em 2006, Portugal também chegou às semifinais, terminando na 4ª posição. Luís Figo (2001) e Cristiano Ronaldo (2008 e 2013), eleitos melhores do mundo pela FIFA, foram os principais nomes dessa campanha. Até 2013, a Seleção das Quinas, como também é conhecida, já se classificou para seis Copas do Mundo, sendo que esteve presente nas últimas quatro edições (contabilizando 2014).

Real Madrid CF v Galatasaray AS - UEFA Champions League

UCL – 27 Nov 2013: torcida do Real Madrid homenageia seu craque no jogo contra o Galatasaray.

Na Eurocopa, o grande momento de Portugal foi em 2004, justamente no ano que sediou a competição. O técnico era Luiz Felipe Scolari, campeão mundial com o Brasil dois anos antes na Copa da Coreia do Sul/Japão. No entanto, apesar do favoritismo, a seleção anfitriã acabou derrotada por 1×0 na decisão, pela Grécia. Em 2012, os portugueses novamente deram sinais de que poderiam quebrar o jejum de títulos, mas foram eliminados na semifinal da competição europeia, em disputa de pênaltis contra a Espanha.

Real Madrid v Barcelona - Copa del Rey

Ronaldo jogando o maior clássico do mundo. Os torcedores de Portugual ainda não viram um desempenho igual pela seleção lusitana.

Os lusitanos jogam com as cores da bandeira de Portugal: camisa vermelha com detalhes verdes, porém as tonalidades de rubro costumam mudar ao longo das temporadas. Como uniforme reserva, a seleção portuguesa adotou a camisa branca, que geralmente é acompanha de detalhes nas cores da bandeira nacional.

Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: