Uruguay v Argentina - FIFA World Cup 2014 Qualifiers

Uruguai: a Celeste Olímpica

Fundada em 1900, a Associação Uruguaia de Futebol foi um dos membros fundadores da CONMEBOL. O apelido de Celeste veio já nos anos iniciais após o primeiro triunfo da seleção Uruguai em Montevidéu, em 15 de agosto de 1910. A camisa azul que hoje é um emblema nacional, na ocasião, foi adotada em reconhecimento ao triunfo, dias antes, do River uruguaio, que utilizava essas mesmas cores, ante o poderoso Alumni portenho.

Mexico v Uruguay: Group A - 2010 FIFA World Cup

Copa do Mundo de 2010: Celeste retorna ao cenário mundial terminando o Mundial em quarto lugar.

A Seleção Uruguaia de Futebol é a primeira campeã da Copa do Mundo e uma das cinco seleções com mais de uma conquista em Mundiais. O primeiro título veio em território uruguaio após vitória sobre a rival Argentina por 4×2, em 1930. A Celeste também se orgulha de ter vencido de virada, os anfitriões brasileiros no quadrangular final da Copa de 1950, garantindo assim o bicampeonato. Até 2013, além dos mundiais e dos ouros olímpicos nos Jogos de 1924, contra Suíça e 1928, em cima da Argentina, a seleção uruguaia é a maior vencedora de Copa América, com 15 conquistas. Completam a lista de títulos oficiais do Uruguai, o Mundialito de Campeões do Mundo em 1980, contra o Brasil e os Jogos Pan-americanos de 1983, com vitórias sobre Guatemala e novamente, o Brasil, na fase final.

Uruguay v Argentina - FIFA World Cup 2014 Qualifiers

Estádio Centenário: caldeirão da Celeste nos jogos em solo uruguaio.

Há alguns anos, o Uruguai viveu um período de escassez de conquistas e grandes aparições em Copas do Mundo. No entanto, o 4º lugar no Mundial de 2010 – liderado pelo atacante Diego Forlán, eleito o melhor da competição – parece ter trazido novos ares para a Celeste, que já no ano seguinte sagrou-se campeã da Copa América pela 15ª vez, acabando com um jejum de 16 anos sem títulos oficiais. A seleção uruguaia classificou-se para a Copa de 2014 (sua 12ª) na repescagem ao vencer a Jordânia por 5×0 no placar agregado – o 6º lugar no Ranking FIFA o credenciou a ser cabeça de chave.

Uruguay v Argentina - FIFA World Cup 2014 Qualifiers

Edinson Cavani forma o trio mágico do Uruguai junto com Forlán e Suarez.

Uruguay v Argentina - FIFA World Cup 2014 Qualifiers

Luiz Suarez: maior artilheiro da Celeste em todos os tempos com 35 gols.

Hoje, no jogo decisivo contra a Itália, seu centroavante e herói em 2010 quando impediu o gol de Gana com as mãos, Luizito Suarez é a maior esperança para a Celeste avançar no Mundial de 2014 e conquistar mais um título para sua galeria.

Texto: Gabriel Godoy.

Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também:

  • Group F Japan v Brazil - World Cup 2006

    TEXTOS ANTIGOS DE UMA VELHA COPA

    Muitas vezes nos deparamos com textos, fotos ou objetos antigos que estavam esquecidos em nossa memória, mas tiveram um papel importante em nossas vidas.

  • View of Fans

    Viva Costa Rica!

    Costa Rica: a primeira seleção da América Central a ter vencido uma partida de Copa do Mundo.

  • Japan U-23 v  Bahrain U-23 - 2012 London Olympic Soccer Qualifier

    A seleção do Japão

    Japão. Uma homenagem ao Oceano Pacífico e à Juventude. A mais bem-sucedida seleção da Ásia.