Clássicos pelo Brasil

No Brasil, quando se fala em clássicos, logo associamos ao confronto entre os grandes rivais dos Estados. São jogos que por menos importante que sejam para a tabela do campeonato fazem os corações dos torcedores acelerarem, afinal de contas, quem quer ser o alvo de piadas no dia seguinte?

Clássico é aquele jogo que o torcedor quer ganhar de qualquer jeito. É aquele jogo que faz até os sites de apostas ferverem. E com o promocode Betmotion é possível, além de torcer, apostar no seu clássico e, quem sabe, até ganhar algum dinheiro.

No entanto, esse post é para falar de outro tipo de clássicos no futebol. Daqueles que não nasceram pela proximidade geográfica. Daqueles que talvez, você não conheça pessoalmente nenhum torcedor rival. Pelo Dicionário Aurélio, clássico é ‘apenas’ um “Jogo entre equipes de dois clubes importantes”.

Atlético x Flamengo – clubes fizeram jogos históricos nos anos 80

Como falar de clássicos e não citar os embates entre o Santos de Pelé e o Botafogo de Garrincha? Do Galo de Reinaldo contra o Flamengo de Zico? E o clássico envolvendo as duas maiores torcidas do Brasil: Corinthians x Flamengo? Sport e Bahia tem títulos de expressão no cenário nacional. Seria esse o maior clássico do Nordeste?

Nos anos 90, Cruzeiro e Palmeiras, fundados como Palestra Itália, também se tornaram grandes rivais. Quem não se lembra do gol de Marcelo Ramos na final da Copa do Brasil de 1996? O título veio pra Minas, mas dois anos depois foi a vez dos paulistas vencerem as Copas do Brasil e Mercosul em cima dos mineiros.

Nos últimos anos, Internacional e São Paulo protagonizaram grandes partidas, entre elas a final da Libertadores de 2006. Recentemente, os alvinegros Vasco e Corinthians travaram boas disputas na busca de conquistar o Brasil e a América e acirraram os ânimos de seus torcedores. Grêmio e Fluminense são dois grandes campeões que disputaram a liderança do último Campeonato Brasileiro e caíram no mesmo grupo na Libertadores de 2013.

Os clássicos extrapolam as fronteiras do Estado e são um capítulo a parte na história do futebol. Vilões se tornam ídolos, ídolos podem se tornar vilões. Como diria o poeta e ex-jogador Jardel: “clássico é clássico e vice-versa”.

E para você, qual o maior rival do seu clube fora do Estado e por quê?

Categorias: Clubes / DerbiesPágina inicial

Gabriel Godoy

Jornalista; frustrou-se na tentativa de ser um jogador profissional; peladeiro; apaixonado por futebol de campo, de rua, de botão, de vídeo-game...

Veja todos os posts de

Veja também: