O design nos escudos e uniformes dos clubes europeus

O FUTBOX.com já chegou a Europa. Até o momento, 23 clubes foram contemplados. E o Blog do FUTBOX traz um especial dedicado aos admiradores dos uniformes e escudos dos clubes de futebol. Todas as sextas-feiras, até a primeira semana de outubro, o Blog do FUTBOX, faz um novo recorte.

A série começa com os representantes da Alemanha e Espanha. Os clubes de França e Holanda serão apresentados na semana seguinte (13/09). Os ingleses (20/09) e italianos (27/09) terão posts exclusivos. Para fechar, no dia 04 de outubro, um material com os clubes de Portugal, Turquia e Escócia. Segue o jogo:

http://www.futbox.com/pt/clubes/uefa/alemanha/bayern-de-munique#!escudos

As quatro estrelas amarelas representam os mais de 20 títulos da Bundesliga

• Em seus primórdios, o Bayern de Munique era conhecido como Schwabinger Bayern, pelo fato de os seus jogadores usarem chapéus de palha. Maior papa-títulos do futebol alemão, já conquistou dois mundiais, cinco Champions League, 23 Campeonatos e 15 Copas da Alemanha.

Mas então, por que as quatro estrelas no escudo? No país, a regra é a seguinte: uma estrela, a partir de três títulos da Bundesliga. Duas, a partir de cinco. Três, a partir de dez. E quatro, a partir de 20. Os diamantes azuis e brancos em seu escudo aludem ao Brasão do Estado da Bavária (Bayern, em alemão), do qual Munique é a capital.

• O escudo do Borussia Dortmund traz duas estrelas alusivas aos cinco títulos da Bundesliga (entre 1948 e 1963, ainda venceu três vezes o Campeonato Alemão-Ocidental). Dentro de um círculo amarelo, estão inseridas as iniciais “BVB” de Ballspiel-Verein Borussia (Clube Borussia para jogos de Bola), sendo que “Borussia” é a palavra latina para Preußen (Prússia – antigo reino alemão). Já o número “09”, corresponde ao seu ano de fundação: 1909.

Em seus primeiros anos, o clube usou camisa tricolor (azul, branca e vermelha). Com a incorporação de “Britannia”, “Rhenania” e “Deutsche Flagge”, o Borussia adotou a camisa amarela e preta como titular e por isso, a mascote do clube é a abelha Emma.

Camisa reserva homenageia região da Catalunha

Camisa reserva homenageia região da Catalunha

• “Més que un club”. O Barcelona é visto por seus torcedores como um clube multicampeão engajado nas questões políticas e democráticas. Era o único clube grande do mundo a não estampar a marca de patrocinadores em sua camisa. Em 2006, pagou para colocar o emblema da UNICEF. Em 2011, acertou contrato de patrocínio recorde com a Qatar Foundation: € 30 milhões anuais, por cinco temporadas.

Esse engajamento está representado também em seu escudo, inspirado no brasão de armas da cidade de Barcelona. Um dos elementos é a bandeira da Catalunha, comunidade autônoma da Espanha que busca a independência. Muitas vezes, o clube atua com camisas listradas em amarelo e vermelho, as cores da bandeira catalã. A razão do azul-grená em seu uniforme titular ainda é incerta, mas acredita-se que as cores foram adotadas em homenagem ao Basel, da Suíça, equipe pela qual atuava um dos fundadores do Barça.

• Em 06 de março de 1902, nascia o Madrid Football Club. Em 1920, o Rei Alfonso XIII, concedeu ao clube o título de Real. O escudo merengue (que traz as iniciais “MFC”) ganhava uma coroa. No entanto, em 1931, com a proclamação da Segunda República, a coroa foi excluída e uma faixa diagonal roxa foi inserida, em referência à região de Castela, onde Madrid está situada. A coroa só seria incorporada novamente dez anos depois, com o fim da Guerra Civil Espanhola. A faixa é mantida até os dias atuais, embora em um tom mais azulado.

Considerado o maior clube do Século XX pela FIFA, o Real Madrid buscou nas cores do Corinthian Football Club, de Londres, a inspiração para seus uniformes. Dessa maneira, nos primeiros jogos, os merengues atuaram com camisa e shorts brancos e meiões azuis. Com o tempo, o meião branco passou a compor o “Home Kit”, enquanto o azul é recorrente nos uniformes reservas.

Categorias: Clubes / Futebol e DesignPágina inicial

Gabriel Godoy

Jornalista; frustrou-se na tentativa de ser um jogador profissional; peladeiro; apaixonado por futebol de campo, de rua, de botão, de vídeo-game...

Veja todos os posts de

Veja também: