Os 7 clubes mais populares do Facebook

O site Futebol Business divulgou a lista dos 500 clubes mais populares no Facebook. Os números revelam, sobretudo, como a marca dos clubes europeus estão valorizadas no mercado. É a tal da internacionalização do futebol!

A pesquisa aponta também que para figurar entre os clubes mais populares do Facebook não adianta apenas definir estratégias digitais, é preciso ter poderio econômico para formar grandes times, contar com jogadores renomados e disputar títulos de expressão.

Confira o top 7 do mundo, lembrando que o estudo foi realizado entre 10 e 15 de janeiro de 2014. Por isso, o total de fãs e mesmo a posição do clube, podem variar com o passar dos dias.

Os clubes mais populares do Facebook:

1º lugar: Barcelona
Total de fãs: 50.430.000

“Més que un club”. Alguém ainda tem dúvidas disso? Uma potência do futebol dentro e fora das quatro linhas. O Barcelona tem seguidores em todo o mundo. Para se ter ideia é o quarto clube com mais curtidas no Brasil. São 2,6 milhões de fãs somente no país do futebol.

Slogan do clube nas cadeiras do Camp Nou

Slogan do clube nas cadeiras do Camp Nou

 

2º lugar: Real Madrid
Total de fãs: 47.140.000

Uma prova de que a rivalidade é benéfica. Na cola do Barcelona está o arquirrival Real Madrid. Outro fator que coloca os merengues no topo da lista é o fenômeno Cristiano Ronaldo. O craque português é o jogador com mais fãs no Facebook: 72 milhões. Boa parte deles também seguem a página do clube madrileno – 5º lugar no Brasil com mais de 2,5 milhões de curtidas.

Cristiano Ronaldo, um campeão de popularidade

Cristiano Ronaldo, um campeão de popularidade

 

3º lugar: Manchester United
Total de fãs: 38.650.000

Mesmo com o domínio espanhol nas duas primeiras colocações, a Premier League é quem tem mais representantes (quatro) no top 7 clubes mais populares do Facebook. Os clubes ingleses têm muito apelo no mercado internacional, principalmente, no asiático. Maior força do futebol local, o Manchester United aparece na 3ª posição.

Manchester United, maior campeão da Premier League, é exemplo da internacionalização do futebol

Manchester United, maior campeão da Premier League, é exemplo da internacionalização do futebol

 

4º lugar: Chelsea
Total de fãs: 21.060.000

O que era o Chelsea há dez anos? Um clube modesto da Inglaterra com apenas um título do Campeonato Inglês na longínqua temporada 1954-55.

Mas em 2003, o magnata do petróleo Roman Abramovich comprou os “Blues”. Junto com jogadores renomados vieram três títulos da Premier League, da Liga dos Campeões em 2012 e da Liga Europa em 2013.

Comprovando a tese de que craques e conquistas internacionalizam a marca de um clube, o Chelsea aparece na 4ª colocação dos clubes mais populares do Facebook.

Chelsea comemora título da Liga Europa. Sucesso no campo e nas redes sociais

Chelsea comemora título da Liga Europa. Sucesso no campo e nas redes sociais

 

5º lugar: Milan
Total de fãs: 19.110.000

A Liga dos Campeões da Europa é um dos torneios de futebol mais assistidos do mundo. Por isso, não é surpresa o heptacampeão Milan aparecer na 5ª posição. O clube italiano é o 8º com mais fãs no Brasil (1,4 milhão), reflexo de sua identificação com o país – muitos brasileiros jogaram por lá, como são os casos de Dida, Cafu, Thiago Silva, Pato, Robinho, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká.

Kaká, um dos responsáveis pela força da marca Milan no Brasil

Kaká, um dos responsáveis pela força da marca Milan no Brasil

 

6º lugar: Arsenal
Total de fãs: 18.170.000

Apesar de nunca ter conquistado uma Liga dos Campeões da Europa, o Arsenal também figura na lista dos clubes mais populares do Facebook. Isso mostra a força da Premier League e dos clubes ingleses no mercado internacional. Ídolos como o francês Thierry Henry também ajudam a alavancar a página do Arsenal na rede social.

Torcida do Arsenal: força nas arquibancadas e nas redes sociais

Torcida do Arsenal: força nas arquibancadas e nas redes sociais

 

7º lugar: Liverpool
Total de fãs: 14.230.000

Fechando o top 7 clubes mais populares do Facebook, o Liverpool aparece com aproximadamente 15 milhões de seguidores. No entanto, há quem aposte que nos próximos anos o clube deve despencar algumas posições.

Campeão inglês em 2012 e vice em 2013, o Manchester City, 11º colocado, é um dos candidatos a herdar a vaga. Graças aos altos investimentos, o 14º lugar PSG é outro forte concorrente.

Apesar do título da Liga dos Campeões em 2005, o Liverpool nunca foi campeão da Premier League, instituída em 1992.

O Liverpool teve bons momentos com Fernando Torres, mas a Premier League ainda é um sonho para seus torcedores

O Liverpool teve bons momentos com Fernando Torres, mas a Premier League ainda é um sonho para seus torcedores

Categorias: ClubesPágina inicial

Gabriel Godoy

Jornalista; frustrou-se na tentativa de ser um jogador profissional; peladeiro; apaixonado por futebol de campo, de rua, de botão, de vídeo-game...

Veja todos os posts de

Veja também: