Taça Brasil, Robertão e Taça de Prata – o Brasileirão antes de 1971

Imagine ter que explicar que Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, nunca foi campeão brasileiro. Isso era muito comum até 2010, quando a CBF reconheceu os títulos nacionais conquistados entre 1959 e 1970 por Bahia, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense.

Em 1959, foi realizada pela primeira vez a Taça Brasil, com o objetivo de indicar o vencedor para a Libertadores da América. Basicamente, a Taça Brasil reunia os campeões estaduais que eram divididos em grupos conforme a localização geográfica (Norte, Nordeste, Centro, Leste e Sul). Os clubes se enfrentavam sob o sistema de mata-mata até a definição do campeão.

Pelé comandou o pentacampeonato do Santos

Pelé comandou o pentacampeonato do Santos

Bahia (1959) e Palmeiras (1960) conquistaram as duas primeiras edições. Depois o que se viu foi o domínio do Santos de Pelé, pentacampeão entre 1961 e 1965. A sequência foi interrompida em 1966, quando o Peixe perdeu a final para o Cruzeiro. Em 1967 e 1968, Palmeiras e Botafogo ficaram com os títulos. O clube da Estrela Solitária ficou com a posse definitiva do troféu, enquanto os demais campeões ficaram apenas com as réplicas.

Entre 1967 e 1970 foi realizado simultaneamente o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (chamado também de “Taça de Prata” a partir de 1968) – o nome era uma homenagem ao goleiro de Botafogo, São Paulo e do Brasil na Copa de 1934 e presidente do Tricolor e da Federação Paulista de Futebol.

Em 1954, ano da morte do goleiro, o “Torneio Rio-São Paulo” recebeu o seu nome. Com a participação de clubes de outros estados, de 1967 a 1970, o torneio ficou conhecido como “Robertão”, com abrangência nacional.

O sistema era diferente da Taça Brasil. Eram formados dois grupos que variavam entre sete e nove clubes. Os dois primeiros avançavam a um quadrangular final e aquele que somasse mais pontos era declarado o campeão.

O Palmeiras venceu em 1967 e por isso tem dois títulos do Campeonato Brasileiro no mesmo ano (Taça Brasil e Robertão). Em 1968 e 1969, Santos e novamente Palmeiras foram os campeões. Já a edição de 1970, que também ficou conhecida como Taça de Prata – até mesmo com variação no modelo do troféu – foi conquistada pelo Fluminense.

Nas próximas duas semanas, o Blog do FUTBOX continua a série sobre a história do Brasileirão. Primeiro, com os campeonatos de 1971 a 2002; e posteriormente de 2003 em diante, a fase dos pontos corridos. Fique ligado!

 

Categorias: Campeonatos / ClubesPágina inicial

Gabriel Godoy

Jornalista; frustrou-se na tentativa de ser um jogador profissional; peladeiro; apaixonado por futebol de campo, de rua, de botão, de vídeo-game...

Veja todos os posts de

Veja também: