E o primeiro turno é azul

Com o primeiro turno concluído em parte (com algumas partidas atrasadas a serem jogadas), chegamos a um interessante cenário do Brasileirão 2013. Na parte de cima da tabela, que é a que interessa, temos Cruzeiro, Botafogo, Grêmio e Atlético/PR. A vantagem de 4 pontos sobre o segundo colocado pode não parecer muita coisa (e realmente não é), mas se você analisar que a diferença para a primeira equipe fora da Zona da Libertadores é de 10 pontos, podemos praticamente garantir o time azul-celeste na Libertadores 2014. Isso se nenhum clube brasileiro vencer a Sul-Americana. Quanto aos outros integrantes da “área VIP”, em especial Botafogo e Atlético/PR, tenho sérias dúvidas se estarão por lá ao final do campeonato. O Botafogo, com salários atrasados e com as frequentes ausências de Seedorf surpreende até aqui, mas acredito que vai faltar gás na hora do “vamos ver”. O rubro-negro paranaense é, a meu ver, um simpático intruso e que, logo, logo, vai começar a descer, ficando na Zona da Sul-Americana. Quanto ao Grêmio, que tem história e camisa para se manter por cima, sofre para vencer seus jogos em casa. Se eu fosse um torcedor gremista não teria muitas ilusões de abocanhar o título deste ano, apesar da Libertadores ser um belo prêmio de consolação.

Quanto ao segundo turno, este é naturalmente mais duro, com as equipes de baixo querendo a todo custo escapar da ZR – é nesse momento que aquele time mediano e pré-rebaixado se supera e começa a fazer coisas que não fez no primeiro turno (é o que espera, em especial, a torcida do São Paulo). E o líder, Cruzeiro, tem nas primeiras rodadas desta segunda fase uma sequência importantíssima de jogos para sua pretensões: Goiás, Atlético/PR, Botafogo, Corinthians e Internacional, sendo três deles fora de casa, onde pode ser prejudicado pela forma medrosa de jogar imposta pelo seu técnico, Marcelo Oliveira, por mais que os números mostrem o contrário. Vamos aguardar e ver o que acontece.

Minhas avaliações:

Destaques positivos do 1º turno:
- Cruzeiro
- Botafogo
- Grêmio
- Atlético/PR

Estes quatro, obviamente, por serem os 4 primeiros colocados.

- Coritiba (porque o Alex está jogando muito e leva o time com ele)

Destaques negativos do 1º turno:
- Atlético/MG (esperava-se mais do Campeão da Libertadores – a ressaca continua, apesar de já estar faltando futebol desde a fase final do torneio continental)
- São Paulo (dá vergonha ver)

Favoritos ao título:
- Cruzeiro (é só continuar fazendo o que está fazendo)
- Internacional (tem um excelente elenco, mas precisa deixar de empatar)

Times da Libertadores 2014:
- Cruzeiro
- Grêmio
- Internacional
- Corinthians

Times Rebaixados:
- Portuguesa
- Ponte Preta
- Náutico
- São Paulo ou Flamengo (times horrorosos, que estão anos-luz de suas tradições)

Categorias: ColaboradoresPágina inicial

Sandro Andrade Batista

Publicitário, cruzeirense, filho de um atleticano, genro de um americano e pai do Miguel, aprendeu a ver o futebol de forma apaixonada, mas sem doenças.

Colaborador do FUTBOX | Seja um blogueiro do FUTBOX.

Veja também: