TOP 10 FILMES SOBRE FUTEBOL – VL 2

O Futbox preparou uma lista com os 10 maiores filmes sobre futebol de todos os tempos! Presença obrigatória em sua playlist no Youtube, Now, Netflix ou mesmo na estante da sua casa (para quem é colecionador de DVDs históricos).

Muitos filmes bons ficaram de fora, claro, mas os listados abaixo são pérolas para quem gosta de futebol, cinema e história. Alguns, inclusive, já foram citados em matérias anteriores aqui no Blog, como “Política FC – Futebol, Cinema e História“, “Mundialito. A Copa que a FIFA escondeu” e “A História do Brasileirão“.

Vamos então ao “Top 10″! A lista foi disponibilizada em dois volumes. A seguir o Volume 2, e caso tenha perdido o Volume 1, é só clicar aqui.

6º) Two Billion Hearts – “Todos os Corações do Mundo” (Brasil-EUA, 1995) de Murilo Salles.

Documentário da Copa do Mundo de Futebol de 1994. Na época do seu lançamento foi um impacto nos padrões tradicionais dos documentários realizados pela FIFA. Possui um ritmo e edição de ficção, uma novidade para o tema “futebol” quando retratado através de documentários até então. Abaixo um fragmento especial do filme, uma das cenas mais impressionantes da Copa dos Estados Unidos.

 

7º) Mundialito (Uruguai, 2010) de Sebastián Bednarik e Andrés Varela.

Documentário sobre a Copa de Oro de 1980 realizada no Uruguai em comemoração aos 50 anos das Copas do Mundo. O “Mundialito”, como também ficou conhecido, foi um dos responsáveis pela queda da ditadura militar no país, fato que talvez explique o porque da maior entidade do futebol e realizadora do evento, a FIFA, ter eliminado essa competição de todos os seus arquivos. Veja aqui a história do Mundialito e conheça os bastidores da Copa que a FIFA escondeu.

 

8º) Dossiê 50: Comício a Favor dos Náufragos (Brasil, 2013) de Geneton Moraes Neto.

Uma bela e justa homenagem aos jogadores da seleção brasileira de 1950 que representaram o país na primeira Copa realizada no Brasil. Depoimentos raros e emocionantes sobre a competição e seus bastidores. O brilhante e saudoso jornalista Geneton Moraes Neto conseguiu extrair a alma da época nas entrevistas presentes nesse documentário. Imperdível.

 

9º) Boleiros: Era uma vez o futebol (Brasil, 1998) de Ugo Giorgetti.

Um dos primeiros filmes sobre futebol produzidos no Brasil que conseguiu retratar de forma real e ao mesmo tempo poética a vida dos ex-jogadores. Uma ficção que mostra o auge e a decadência de quem fez a alegria de milhões de torcedores.

 

10º) Once in a Lifetime – The Extraordinary Story of The New York Cosmos – “Uma Vez na Vida – A Extraordinária História do New York Cosmos” (Irlanda, 2006) de Paul Crowder e John Dower.

O primeiro time galático da história do futebol: o Cosmos de Nova York. Documentário sobre o processo que envolveu a formação de um esquadrão de craques para divulgar o futebol (soccer) nos Estados Unidos. Uma excelente oportunidade para ver a sociedade americana da década de 1970 e como o marketing foi utilizado para a geração de valor da competição, exemplos e referências utilizados até hoje.

Faltou algum filme nessa lista? Deixe nos comentários o link! Veja o Volume 1 aqui.

 

Fonte:

Futbox – Centro De Pesquisa Gráfica Sobre Futebol

 

Categorias: FutebolPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: