Uruguay v Tahiti: Group B - FIFA Confederations Cup Brazil 2013

O gol

O gol é o momento de glória do futebol. Até hoje acho estranho quando uma peleja termina em branco. O jogo pode até ter sido bom, movimentado, polêmico e mais um milhão de adjetivos que ainda assim aquele sentimento de vazio impera no meu íntimo. É preferível uma tremenda pelada que terminou 5 a 4. Mas aqui pra nós, existe sensação pior quando o seu time leva um gol? Engana-se quem pensa que todo gol levado dói da mesma forma. De jeito nenhum. Pensando nisso, resolvi detalhar alguns momentos sofríveis no coração do torcedor. Vamos lá.

- Gol no comecinho
Você está todo empolgado para ver seu time. Colocou a camisa, comprou cerveja, belisquete, preparou o terreno e quando se ajeita confortável no sofá o goleirão já foi buscar a pelota no barbante. Corta o tesão. Brocha mesmo. Muda logo pra novela, vai.

- Gol no finalzinho
Jogo emocionante. Seu time há muito não atuava assim, firme, decidido, competitivo. O relógio marca 43 do 2º tempo e aquela frase te assombra: “Agora é hora perigosa!”. Você já ta cansado de saber isso, mas os jogadores não. Um descuido e pimba! “Vai buscar lá dentro!”, berraria o locutor. De volta ao lugar-comum, o jogo só acaba quando termina.

- Gol de escanteio
Tenho certeza que você já teve esse pensamento: “Por que todo escanteio contra o meu time parece pênalti?”. Parei por aqui.

- Gol de falta
Tem aquela na bica da área que o jogador parece que mandou a bola no ângulo com mão. Você joga a culpa no goleiro, mas sabe que o pobre poderia ter oito braços que não chegaria nunca. Tem aquela de longe, da intermediária, um só na barreira, só se for frango. Pronto, pra que fui abrir a boca!

- Golaço
Mérito total do adversário. Pode xingar, gritar, quebrar a casa, queimar a camisa que lá no fundo você sabe que foi de placa mesmo. Fazer o que, meu amigo? Dói sim, mas dói de inveja. Senta e admire o replay.

- Gol feio
Esse dói com força. Tipo aquela topada com o dedo mindinho no pé da mesa. Pelo menos na vontade de mandar todo mundo praquele lugar. Dói porque você sabe que a sua defesa é deplorável, uma peneira mesmo. Falta qualidade, meu caro. O atacante deu aquele traque sem pretensão nenhuma e a bola, tal qual um jogo de pinball, ricocheteou até o fundo do filó.

- Gol contra
O famoso fogo amigo. Tem uns até que são bonitos. Lembra do Oséas?

Esses são só alguns exemplos. O perigo é a matemática, tipo análise combinatória. Respondendo a pergunta inicial: existe sensação pior quando o seu time leva um gol? Existe sim e só pra ficar num exemplo, é levar um golaço contra de escanteio no finalzinho. Olha a matemática aí!

Categorias: OpiniãoPágina inicial

André Fidusi

Publicitário e jornalista por formação, ilustrador por vocação. Futebol na veia. Quem pede recebe, quem desloca tem preferência. Pegar de pé é dibra. Vamo que vamo!

Veja todos os posts de

Veja também:

  • Group F Japan v Brazil - World Cup 2006

    TEXTOS ANTIGOS DE UMA VELHA COPA

    Muitas vezes nos deparamos com textos, fotos ou objetos antigos que estavam esquecidos em nossa memória, mas tiveram um papel importante em nossas vidas.

  • infobox_wc1986_FEED

    Infográfico – Copa de 86

    A história ilustrada da Copa do Mundo de 86. Faça o download do infográfico em alta resolução. É gratuito!

  • As novas demarcações do campo de futebol

    AS NOVAS DEMARCAÇÕES DO CAMPO DE FUTEBOL

    Mais gols, mais emoção e menos erros de arbitragem! Conheça as novas demarcações do campo de futebol. Comente e divulgue a sua opinião!