curiosidades_1994

Top 5 Curiosidades da Copa do Mundo de 94

Escolha ousada. Temperatura máxima. As regras do jogo. Números e suspensão. Velho freguês.

Confira o Top 5 Curiosidades da Copa do Mundo de 94. Visite o Blog do Futbox e conheça mais sobre as histórias das Copas de 1930 a 1990.

 

1) Copa nos EUA?

Os Estados Unidos não tinham uma liga profissional de futebol desde 1984, com o fim da NASL – North American Soccer League. O esporte mais popular do planeta era pouco difundido e praticado no país. Com exceção de 1930, os americanos nunca passaram da fase de grupos. Por que realizar uma Copa do Mundo por lá? Para a FIFA, era uma boa oportunidade para estimular o desenvolvimento do futebol na América do Norte, além de o país ser referência em realização de grandes eventos.

No dia 04 de abril de 1988, os Estados Unidos foram oficializados como a sede do Mundial de 94. A exigência da entidade era que a Federação Estadunidense de Futebol criasse uma Liga Profissional e a promessa foi cumprida em 1993 com a criação da MLS – Major League Soccer que começaria a ser disputada em 1996, na capital Washington.

 

2) Calor desumano

Logo que saiu a tabela, muitas seleções reclamaram do forte calor que os jogadores seriam submetidos, já que devido aos fusos horários do país-sede, alguns jogos seriam realizados ao meio-dia, em pleno verão nos Estados Unidos. Apesar dos protestos, as partidas foram mantidas para o horário pré-estabelecido. Pelo Grupo C, Alemanha e Coreia do Sul disputaram alguns momentos da partida com os termômetros marcando 46ºC, a maior temperatura já registrada em jogos de Copas do Mundo.

 

3) Mudanças no regulamento

Para garantir mais emoção aos jogos (o Mundial de 90 teve a média de gols mais baixa: 2,21 por partida), a FIFA estabeleceu novas regras para o futebol já em 1992, entre elas, a regra do impedimento. A partir de então, o jogador que estivesse na linha do penúltimo defensor estaria em posição legal. O goleiro foi proibido de segurar com as mãos, as bolas recuadas com os pés pelos seus companheiros; a vitória passaria a valer três pontos, ao invés de dois; e a liberação de três substituições por equipes, desde que uma fosse o goleiro (as três substituições independente da posição só passariam a vigorar em 1995).

Outras medidas foram a criação da área técnica e a obrigatoriedade do uso de caneleiras por precaução do contágio de AIDS. As camisas passaram a trazer a numeração também na parte da frente e na parte de trás foram inseridos os nomes dos jogadores.

 

4) Sucesso, recordes e polêmica

As apostas da FIFA vingaram. Foi a Copa do Mundo com melhor média de público: 68.991 espectadores por jogo. A média de gols foi superior às duas últimas edições e o russo Oleg Salenko se tornou o único jogador a marcar cinco vezes em uma mesma partida, Rússia 6 x 1 Camarões. Os africanos, no entanto, também estabeleceram um recorde. Com 42 anos e 39 dias, o atacante Roger Milla foi o jogador mais velho a disputar um jogo de Copa do Mundo e de quebra ainda fez um gol. O Mundial de 1994 é lembrado ainda pela suspensão de Diego Maradona do torneio, após ser pego no exame antidoping no jogo contra a Nigéria, vencido pelos sul-americanos por 2×1.

 

5) Pênaltis pelo tetra

Em 1970, brasileiros e italianos duelavam para saber qual seria o primeiro país a conquistar três títulos de Copas do Mundo. A seleção canarinha venceu por 4×1. Em 1994, seria definido o primeiro tetracampeão mundial. No tempo normal e prorrogação o placar permaneceu inalterado e pela primeira vez, a final seria decidida na disputa de pênaltis. Baresi, Massaro e Roberto Baggio desperdiçaram suas cobranças e mais uma vez, o Brasil levou a melhor sobre a Azurra. É tetra!!!!

 

Fonte: O mundo das Copas, de Lycio Vellozo Ribas

Categorias: SeleçõesPágina inicial

Gabriel Godoy

Jornalista; frustrou-se na tentativa de ser um jogador profissional; peladeiro; apaixonado por futebol de campo, de rua, de botão, de vídeo-game...

Veja todos os posts de

Veja também:

  • Group F Japan v Brazil - World Cup 2006

    TEXTOS ANTIGOS DE UMA VELHA COPA

    Muitas vezes nos deparamos com textos, fotos ou objetos antigos que estavam esquecidos em nossa memória, mas tiveram um papel importante em nossas vidas.

  • Germany v Spain: 2010 FIFA World Cup - Semi Final

    A seleção da Alemanha

    Nunca subestime a Alemanha. Superação, raça e força, características dessa seleção que também possui uma técnica apurada para jogar futebol.

  • Diego Maradona

    La selección de Argentina

    Messi, Maradona, Passarella, Batistuta, Di Stéfano. Seria a Argentina o maior berço do futebol mundial?